terça-feira, 2 de abril de 2013

Comparação de Diferentes Formas de Coletas de Dados.

Temas dos artigos científicos para análise e compreensão do consumidor jovem.
  • O que motiva e determina a compra e o consumo de chocolate.
  •  Comportamento do Consumidor: a dificuldade de escolha entre sabores e marcas de gomas de mascar.

Na coleta de dados, há uma diferença nas bases teóricas e na forma de adquirir as informações das pessoas, conforme observado nos textos dos artigos abordados neste estudo, como a faixa etária, tempo e técnica de aplicação de pesquisa, quantidade de participantes e questionários.

Se tratando das teorias aplicadas como auxílio de pesquisa, no caso do chocolate foi utilizado dois modelos para compreensão do consumidor: a de Howard-Sheth e algumas teorias da motivação. Enquanto que para a realização da pesquisa da goma de mascar, as teorias de Barry Schwartz e de Mowen & Minor foram as suas bases de pesquisa.

Outra diferença está na forma como foi feita a pesquisa. Com o chocolate, a obtenção da opinião do público ocorreu nos meses de março e abril (dois meses). A técnica aplicada na coleta de informações foi o autopreenchimento, sem que o entrevistador necessite ajudar no preenchimento dos questionários. Mas se tratando da goma de mascar, a maneira de adquirir os dados teve o auxílio de equipamentos de áudio e vídeo, onde a discussão é gravada para garantir uma boa qualidade de análise das informações, isso realizado em algumas horas.

Tanto no primeiro artigo quanto no segundo, ambos realizam as pesquisas com o sexo masculino e feminino, diferenciando somente nas faixas etárias e quantidade do público. Entre 15 a 34 anos é o que a pesquisa de chocolate utilizou, totalizando 130 pessoas, enquanto que com a goma de mascar, as idades se limitam de 18 e 21 anos, e neste grupo de pessoas se encontram seis indivíduos, três homens e três mulheres, um número bem menor do que foi usado na pesquisa de chocolate.

E um ponto não mais importante em que foi observado neste estudo, são as diferenças encontradas no público da pesquisa. Enquanto que no consumidor de chocolate as pessoas variam seus níveis de classe social, idade e tribo, os entrevistados da goma de mascar possuem a homogeneidade nos perfis, sendo todos estudantes de nível superior. A ausência e a presença dos produtos de consumo nesta pesquisa realizada também são perceptíveis durante a forma de obtenção de dados, como foi o caso do chocolate que teve somente o objetivo de adquirir a opinião do consumidor sem apresentar os produtos nas mãos dos mesmos, diferente da pesquisa da goma de mascar em que disponibilizaram várias marcas em cima de uma mesa, isso possibilitou contato visual e direto com a variedade de produtos.

Por fim, as questões principais levantadas para a obtenção de dados e compreender o consumidor dos dois tipos de produto, é encontrada as seguintes:

Chocolate
  • Motivações e fatores de consumo;
  • Percepções para com os fabricantes;
  • Percepções das marcas de chocolate disponíveis no mercado brasileiro;
  • Comunicação Publicitária e Consumidor.
Goma de Mascar
  • Motivo pelo qual cada um escolheu a goma de mascar;
  • Como é realizado o processo de escolha de determinada goma de mascar.

REFERÊNCIAS

BRAGA; Claudia; DAOLIO, Roberta; OLIVEIRA, Manoella A.; CASSIANO, Célia M. O que motiva e determina a compra e o consumo de chocolate. Intercom Junior Jornada de Iniciação Científica em Comunicação do XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Santos – 29 de agosto a 2 de setembro de 2007. Disponível em: <https://docs.google.com/viewera=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B9U1R3qpq2pdNWRlYjMxMDMtNGM1Ni00NzU5LWJmMzctYmNiZGU5Njk3OTRj&hl=en>. Acesso em: 30 de Março de 2013. 11:48.

COLOSSO, Aline B.; CHAVES, Camila A.; HATTORI, Sergio H.; CASSIANO, Célia M. Comportamento do consumidor: a dificuldade de escolha entre sabores e marcas de goma de mascar. IV Intercom Júnior – Jornada de Iniciação Científica em Comunicação, do XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Natal, RN – 2 a 6 de setembro de 2008. Disponível em: < http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-0980-1.pdf >. Acesso em: 30 de Março de 2013. 11:50.

Imagem: <http://www.wscom.com.br/noticia/economia/PREVISAO+DE+ALTA+DO+PIB+PARA+2013+CAI+3-146339>

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