terça-feira, 2 de abril de 2013

Capítulo 4 - O Modelo de Tipologia do Consumidor

A tipologia tem tradição nas ciências naturais, como a Física e a Química, com suas características em categorias, grupos e classes, mas encontra alguns problemas quando aplicada aos fenômenos humanos.

Os recursos de classificação e generalização e o modelo de tipologia

As ciências utilizam os recursos metodológicos, na generalização, observa-se um fenômeno algumas vezes e se procuram ou se criam as variáveis comuns, repetidas na maioria deles, generalizando essa repetição para todas as ocorrências do fenômeno. Em marketing os recursos são amplamente utilizados. As ciências positivas preconizam a necessidade de se encontrar as leis gerais dos fenômenos, e uma das formas de realizar esse ideal consiste em encontrar as similaridades em um grande numero de eventos. A transposição do método para os fenômenos humanos foi realizada na sociologia, na psicologia, na economia e na administração, as pessoas criam rotinas. Generaliza-se facilitando de explicar um evento isolado. Exemplo, uma reação química especifica pode ser explicada pelas leis genéricas dos elementos constituintes.

Essas classificações são infinitas, pois cada negócio e cada produto dentro dele pode ter um consumidor típico. Embora com imensa variedade, as teorias de tipologias agrupam-se em alguns poucos fatores: o conjunto das variáveis demográficas; Os traços de personalidade; Os estilos de vida; As variáveis comportamentais especificas do momento da compra e do consumo.

Tipologia por critérios demográficos

Chamamos demografia a divisão dos grupos humanos em algumas variáveis mensuráveis, tais como idade, sexo, estado civil, ocupação, renda, local de moradia, etc. Quanto mais variáveis demográficas mais especifica a probabilidade de acerto. A grande vantagem das tipologias demográficas esta nas analises macroeconômicas, as variáveis demográficas são infinitas, pois se podem criar tantas divisões quantas forem necessárias para um negocio em especial.

O grupo das características estruturais do corpo refere-se a dados como sexo, idade, altura, peso, cor de pele, cor dos olhos, medidas. O sexo e idade são determinantes em negócios como de roupas e de calçados.

O grupo de características funcionais do corpo refere-se aos dados amplos sobre a saúde, importantes para negócios como assistência medica. O grupo de características socioeconômicas diz respeito às condições financeiras e sociais das pessoas. Existe uma classificação muito utilizada, a chamada classe social, que utiliza as variáveis escolaridade e bens adquiridos para criar as classes A,B,C,D,E E suas subdivisões. O grupo de variáveis amplas e geográficas é o que mais caracteriza a palavra demografia pois apresenta os dados amplas de uma população.

Tipologia por características da personalidade

As tipologias são apoiadas por correntes em psicologia. Com os traços emocionais divididos em 3 grupos: traços cognitivos, emocionais e atitudinais.

Os traços cognitivos

São os responsáveis pelos processos típicos de raciocínio, de logica e de padrão de solução de problemas. Um de seus modelos é o de Guilford, que é formado por cinco variáveis de processos de ( memoria, cognição, produção convergente, produção divergente e avaliação; quatro tipos de conteúdo ( figurativo, simbólico, semântico e comportamental) e seis referencias a  resultado( unidades, classes, relações, sistemas, transformações.)

Os traços emocionais

Referente a emoção Jung foi um dos pioneiro nessa construção. Sua tipologia conhecida como MBTI( Myers-Briggs Type Indicator). Se baseia em um eixo com extroversão x Introversão, Pensamento x Sentimento, Sensação x intuição e julgamento x percepção.

As atitudes

A atitude é basicamente um julgamento e uma disposição afetiva em relação aos fatos, as pessoas e objetos. Os valores e as atitudes são pessoais e praticamente infinitos mas sofre influencia social. Formada em três conjuntos: cognitivos, emocionais e atitudinais.

Tipologia por estilos de vida

Tipologia denominada estilo de vida, que une as variáveis psicográficas com as rotinas de vida das pessoas, o comportamento de compra e consumo de uma pessoa revela seu estilo de vida, seu modo de viver.

Tipologia pelo ciclo de vida do produto

Om a dinâmica do mercado cada vez mais veloz, o que chamamos de ciclo de vida do produto tem diminuído. Surgindo a classificação de quatro tipos de consumidores: os inovadores, adotantes, seguidor e acomodado.

Tipologia pelo modo de compra

Há indícios que o momento de compra é o critico, suas variáveis de compra racional e por impulso.(são três : não planejada, prazer dominado a o comportamento e doença relativa a compulsão da compra)
Alternativas de tipologias Existem muitas tipologias possíveis, já que a forma de se dirigir ao fenômeno (o consumo) pode se dar por meio n variáveis. Existe outra tipologia, embasada no estruturalismo, o qual tem muitas vertentes. Outra com forte embasamento estatístico, também com analise multivariada. Mas a interessante é o método de equação estrutural.

As tipologias no Marketing Global

Empresas que dizem ter estratégias lobais com imagens que seriam decodificadas em qualquer parte do planeta. A tese de Levitt é que os seres humanos têm necessidades semelhantes. De outro lado ela não consegue defender fatos como: O McDonald’s vende seu produto com adaptações conforme a cultura local da loja.

Conclui-se que as tipologias sejam utilizadas como critério de segmentação, por exemplo, para inicio do planejamento de ações de distribuição e de comunicação, mas arriscado coloca-las como fundamento de planos de marketing e previsão de vendas.


REFERÊNCIA: GIGLIO, Ernesto Michelangelo. O Comportamento do Consumidor. 4º Edição. Pág. 77-94.

Nenhum comentário:

Postar um comentário