terça-feira, 2 de abril de 2013

Capítulo 1 - O Método positivista e seus ideais de controle e previsão

A teoria positivista busca a visão do ser humano, estudos realizados por escolas inglesas fala que, tudo que é cientifico é empírico, obedecendo assim os critérios de observação, mensuração, previsão e repetição, tudo aquilo que é cientifico tem que ser controlado e experimentado, o foco se da ao comportamento de consumo, sua explicação consiste em fenômenos observáveis.

Dois modos de raciocínio compõe o estudo do positivismo utilizado no comportamento do consumidor, a indução ou generalização, foi criticada por Hume, um dos seus criadores, onde nunca pode se pesquisar toda a quantidade de ocorrências do Fenômeno, restando sempre uma margem de dúvida. Como os propósitos científicos do positivismo, que são o controle e a previsibilidade.

O Outro modo de raciocínio do positivismo é o dedutivo, construindo assim um lei geral, Popper (1975), um autor mais contemporâneo, defendeu a solução do problema de Hume e propôs o método hipotético-dedutivo, capaz de gerar conhecimento, Segundo Popper , o cientista (diríamos o gerente) pode iniciar sua teoria com qualquer proposição e depois sofrendo reformulações.

O Positivismo por ser empírico traz grandes progressos para as ciências físico-químicas, e tem algumas limitações sendo aplicadas nas ciências humanas, tendo em vista, fenômenos humanos serem mutáveis, mesmo assim essa teoria acaba criando explicações rígidas que não acompanham essas mudanças, podendo dessa forma ser empregada essa teoria no comportamento do consumidor, acadêmico ou profissional.


REFERÊNCIA: GIGLIO, Ernesto Michelangelo. O Comportamento do Consumidor. 4º Edição. Pág. 07-26.

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