terça-feira, 2 de abril de 2013

Capítulo 5 - Conceito, Papéis e Comportamentos.

Conceito de identidade de grupo.

Desde o início da junção dos membros, o grupo Foco 5 sempre se manteve na determinação do bom relacionamento entre todos, compartilhando os conhecimentos e ideias particulares de cada um, no objetivo de alcançar a qualquer custo a finalização dos trabalhos em equipe, e pelo tempo de experiência vem mostrando que o convívio só ajudou a fortalecer o grupo.

Entendemos que com as habilidades individuais, precisamos uns dos outros para construir um objetivo, sendo assim, valorizamos o que um pode oferecer de melhor e certamente percebemos a sensibilidade de agirmos instintivamente, com atitude e discernimento, respeitando o espaço de cada especialidade e conhecimento dos integrantes, por isso, nosso raciocínio em conjunto acaba se tornando rápido e útil, havendo este equilíbrio de compreensão conjunta. A regra mais destacada e consciente dentro do grupo é cada um dar o seu melhor, ajudando uns aos outros para o que der e vier.

Possuímos uma grande positividade no grupo, logo criamos um vínculo de otimismo em momentos de realizar trabalhos e pesquisas, através do espírito de equipe que tanto valorizamos. Quanto mais unidos, melhor conseguimos trabalhar e mostrar ótimos resultados, neste caso, os membros já se habituaram positivamente ao convívio em grupo, favorecendo grande porcentagem das reuniões. A identidade de grupo não possui liderança principal, pelo fato da compreensão de uma estrutura fortemente livre e de laços fortificados pela equipe, por meio da confiança conquistada nos diversos momentos de desafio.

Os papéis desempenhados pelos participantes dos grupos.

Em boa parte da perspectiva já vivenciada pelo grupo Foco 5 até os dias atuais, acredita-se que o papel da equipe esteja enquadrada na família psicológica, onde a totalidade das emoções é mantida em equilíbrio, e independente das situações que surgem, é importante que cada um procure se adaptar a novas experiências e buscar soluções com o autodesenvolvimento, tendo sempre alguém do lado para auxiliar nos trabalhos elaborados. Deve ser mencionado ainda que todo o trabalho realizado possua a característica afetiva, seja pela fidelidade ou compromisso de cada integrante para a conclusão de trabalhos.

Como o próprio grupo determina os comportamentos dos seus membros.

Como bem já dito anteriormente, o grupo adquiriu um perfil mais livre e flexível, isto permitiu uma junção de características importantes e interessantes para a equipe, unificando capacitações individuais que junto à moralidade se torna de grande valor para todo o grupo, já que isto proporciona na maioria das vezes um ambiente favorável para se trabalhar em equipe. Existe a clara presença de atitude, opinião, criatividade e determinação dos integrantes, trazendo cada um a sua facilidade de escrever, criar, ler, opinar, desenvolver, apaziguar, divertir, agir, auxiliar e compartilhar. Também existe a diferença do comportamento de cada membro, como o mais quieto, o mais criativo, a que propõe ótimas ideias, o que adora ler e escrever, o mais disperso, o ranzinza, o brincalhão, entre outros papéis que ajudam de alguma forma na dinâmica existente no grupo.


REFERÊNCIA: GIGLIO, Ernesto Michelangelo. O Comportamento do Consumidor. 4º Edição. Pág. 97-104.

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